O Termo KAWAII foi criado durante o estudo de Yamane Kazuma a respeito da escrita japonesa entre as décadas de 1984 e 1986.
Originalmente a escrita era feita de modo a utilizar caracteres verticais e de diferentes espessuras, até que a partir da década de 1970 uma nova geração de jovens e adolescentes começa a utilizar-se de uma escrita mais infantilizada e que utilizava linhas horizontais e escrita com lapiseira (escrita mais fina), eles faziam uso de caracteres estilizados, com formas arredondadas e pequenos desenhos, que lembravam “emotions” e usavam aleatoriamente nos textos.
Então baseado no estudo de Yamane Kazuma, sobre esta nova forma de escrita “fofa” adotada por muitos jovens, ele a descreveu com o termo de Kawaii.
Os elementos do Kawaii estão praticamente em todas as situações no Japão atual, em quase todos os seguimentos, em grandes e pequenas empresas com seus mascotes fofinhos que atraem a atenção para seus produtos e serviços, nas sedes de governo, em escritórios, propagandas e em objetos que se fazem desejados, só por sua aparência fofa.
Os dois maiores fabricantes de produtos Kawaii são a Sanrio (criadores da Hello Kitty) e San-X de onde brotam tantas coisas fofas, que eu passo horas só olhando e babando seus produtos e ilustrações que fazem sucesso entre crianças e adultos no mundo todo.
Kawaii também pode está na moda, como por exemplo o estilo Sweet Lolita, que utilizam essas figuras e temas representativos do mundo fofinho.
Vamos encontrar a utilização do conceito Kawaii também em campanhas, como a utilizada para um banco de sangue, com a figura do Kenketsu-chan, personagem muito conhecido, usado pelo governo japonês. Suas orelhas encolhem quando os estoques de sangue estão baixos e ele mora numa ilha em forma de coração, de onde sai num arco-íris para ajudar a quem precisa, nos diversos pontos do país.
Aqui,estão fotos de alguns trens decorados que circulam todos os dias no Japão.
Pokemon - Em Tohoko ShinkansenSyborg tren 009 - Linha Senseki Prefeitura de Miyagi
Ninja Hatori-kun - Linha Himi prefeitura de Toyama
Clássico anime Anpanman prefeitura de Koshi em Shikoku
Ultraman - linha Tokyo
Nossa! soei pra fazer esse post, mas valeu a pena, pois precisava mostrar um pouco sobre o principal tema escolhido por mim para desenvolver os produtos da minha loja Sweet Store, onde o termo Sweet refere-se a doçura, meiguice e fofurites!
A cultura ocidental em geral, costuma chamar de “infantil” as pessoas que são adeptas deste consumo, isso quando não são criticadas por ele, por fazerem uso de algum item fofo no seu dia a dia, mas acho que agora você não tem mais desculpa, pra não querer usar algo fofinho ou melhor dizendo kawaii.
Dewa mata atode!
Por Babi Oliveira
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kawaii
http://www.sanrio.com.br/
http://www.flickr.com/photos/fofysland/3965360891/
Fantástico, adorei a reportagem!!!
ResponderExcluirFoi um espectaculo
ResponderExcluir