quinta-feira, 24 de março de 2011

Um pouco de desabafo as vezes faz bem!

Um pouco de desabafo as vezes faz bem!

Depois de um dia me deparando com falta de educação e amabilidade, caras feias e mal humoradas. Lembrei de como tenho me sentido nos eventos de animação japonesa por aqui!

E o que tem haver as duas coisas? vocês me perguntam!

A admiração e o amor pela cultura japonesa

A maioria dos adolescentes que freqüentam eventos hoje em dia, são muito alienados, salva algumas exceções, não estou generalizando, acho que boa parte da culpa é da efemeridade dos acontecimentos; animes, filmes, shows e games, temos acesso quase em tempo real com o Japão, claro que tem seu lado bom, mas pra alguns é apenas mais um anime ou filme para lista. Uma grande quantidade de informação, resulta em uma desvalorização de certas obras.

Enquanto assistimos animes e participamos de eventos que crescem cada vez mais, essa cultura se difundi aos olhos de quem não a conhece, imaginem a impressão dos pais que deixam seus filhos em eventos, que impressão costumam ter quando se deparam com adolescentes sem o menor bom senso?

Atitudes insanas só fazem deturpar a cultura, os eventos e a nossa imagem de fãs, já somos vistos como pessoas infantis por gostarem de “desenhos” e se continuarmos como estamos, acabaríamos vistos como vândalos sem nada na cabeça.

Gostava do tempo em que as pessoas faziam questão de se conhecer, falar, cumprimentar, curtindo o evento e as amizades, tenho certeza que não estou só com esta opinião, quando digo que, junto aos animes, nós adquirimos e absorvemos a essência da cultura, dos valores, do respeito deste povo japonês, somos presenteados com seus costumes, comida, musica, artes marciais, games, animações e milênios de história.

Tudo isso também serve para responder a uma outra pergunta, a respeito do porque gostar tanto do Japão e de seus costumes, já que para nossa cultura ocidental é tão distinta? Me fazem essa pergunta com muita freqüência!

A resposta já foi dada e ainda acrescento que, o mundo tem visto o que tanto admiramos neste povo, que diante de uma catástrofe, mantêm-se em disciplina e com respeito ao próximo.

Como já dito antes, não estou generalizando, porém tenho conversado com muitos pais desses novos adolescentes que freqüentam eventos de cultura japonesa e o que me dizem, é que têm medo das pessoas, acham que somos muito alienados, infantis e sem conteúdo.

Lembre-se que as coisas ruins, sempre serão mais aparentes do que as boas!

E não é essa a imagem que queremos passar, pensem nisso!

Fiquem a vontade para dar opiniões e sugestões.


Babi Oliveira






5 comentários:

  1. Concordo completamente, e não só concordo como entendo que essa desvalorização têm ocorrido cada vez mais... e é um fato extremamente comum... infelizmente!

    Agradeço também, por me seguir e comentar no meu blog frequentemente!

    culturanihon.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente, Bárbara.
    Como já lhe disse pelo orkut, lhe conheci em um evento da cultura japonesa, assim como outra menina com a qual ainda tenho contato e encontro de vez em quando, mas hj em dia, eu mesma nem me dou o trabalho de procurar amigos em eventos.
    Nem mesmo tenho vontade de ir a eventos, vou apenas ao Super-Con pq esse parece ser o único evento q ainda mantem a qualidade, não só do próprio evento, como das pessoas (ou ao menos elas se comportam mais).
    Mas eh muito triste, gosto tanto do Japão e sua cultura, porém quase já naum tenho mais vontade de comparecer a eventos sobre isso.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente eu já não consigo mais me aproximar destes eventos há um bom tempo.

    Não ao menos sem me sentir incomodado com estas atitudes que você mencionou. É realmente uma lástima...

    ResponderExcluir
  4. Pois é Babi, a molecada de hoje não sabe dá o valor da oportunidade que eles estão tendo que tanto eu como você no nosso tempo de moleque não teve.

    Essa facilidade de acesso das coisas que vem do Japão eu vejo com alegria e triteza a mesmo tempo. Alegria porque eu lembro como era difícil ter acesso as músicas, animes e outras coisas no ínicio dos anos 90. Tanto desenhos da época que eu queria ver quando moleque só conseguir ver depois de adulto. Fico feliz que graças a internet, tudo está mais fácil, porém... isso ao mesmo tempo me deixa triste porque essa facilidade, deixa tudo um pouco banalizado.

    Enfim, queria falar coisas, mas por enquanto isso já basta.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. também concordo com o que tu achas, e também vejo com tristeza as atitudas do pessoal que está frequentando os eventos hoje em dia... nada contra eles, mas contra as atitudes...

    fiquei tão triste por não ter conseguido dançar bon odori na feira japonesa... T_T

    ResponderExcluir

Não deixem de comentar^.~

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...